| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Ecossistemas de Guarapari

This version was saved 13 years, 7 months ago View current version     Page history
Saved by catia
on August 29, 2010 at 3:01:49 pm
 
Prezados alunos, 
A seguir temos disponível a máscara para preenchimento do artigo sobre a Expedição aos diversos ecossistemas de Guarapari.
Preencha os campos após conhecerem o Projeto (link na página principal).
No campo "Grupo" da máscara, preencha somente o nome dos alunos de sua turma, presentes na atividade.
De qualquer lugar que você tenha acesso à Internet, poderá voltar a esta página e realizar ajustes/contribuições ao texto do artigo de sua turma!
OBS:
1. Para iniciar sua contribuição clique na guia "EDIT", no cabeçalho da página;
2. Para salvar o conteúdo alterado clique no botão "Save and Continue", para salvar e continuar a edição, ou no botão “Save”, para salvar e voltar a guia de visualização VIEW.
2. Use o Botão "ADD COMMENT" (somente disponível na guia VIEW) para expor suas Dúvidas e/ou Comentários sobre os conteúdos apresentados! 
Grupo: Eluana,Thais Roama,Gracieli de Souza  
1. Quais os ecossistemas de Guarapari visitados por vocês? 

Reserva Ambiental Morro da Pescaria, Praia de Meaípe, Mangue da Machinda, Manguezal de Jabarai, Sítio em Jabuti, Parque Estadual Paulo César Vinha, Lagoa Bela Vista,Manguezal da rua da Marinha,Prainha.. Morro da Pescaria,

Fomos na reurbanização da praia do morro.Parque Paulo César Vinha.

2. Que impactos ambientais foram observados nesses ecossistemas? 

No Morro da Pescaria havia muita poluição, lixos e materiais recicláveis jogados ao ar livre e pouca fauna.

Na Praia de Meaípe, a poluição entra em contato direto com o mar, um rio totalmente poluído que deságua nas águas da Praia.

A poluição do mangue, que está diretamente ligado com o rio que vai de encontro com o mar. No mangue temos visto muito lixo como, sapatos velhos, sacolas plásticas,litros de refrigerante etc. Barcos que são produzidos na margem do mangue os seus restos que não são usados, são jogados pelos pescadores na água e assim a poluindo. Além disso encontramos também restos de materiais de construção de casas e algumas até invadem o mangue prejudicando assim a sua beleza. Muito excesso de lixo, como por exemplo, garrafas pet, sacos plásticos e várias outras coisas jogadas pelo homem.

No Mangue de Jabaraí encontrei bastante materiais plásticos (sacolas, garrafas pet), papéis, garrafas de vidro e até rede de esgoto sendo jogada no mesmo.

 No sitio em Jabuti havia uma plantação de alface, couve, cebolinha, salsa, pé de jabuticaba, pé de laranja, pé de coco, uma lagoa com vários peixes, animais como gato, cachorro, passarinhos e uma nascente. Foi um dos lugares que visitamos, onde não havia nada de negativo, a horta era produzida de forma natural, sem agrotóxico, e não havia lixo também. 

No Morro da Pescaria não só havia lixo e pouca fauna, como também havia restos de alimentos e fezes humanas jogadas não só na areia como no mar também.

O Morro da Pescaria em geral está esquecido, ao caminhar no morro se vê desde resto de comida, lixo inorgânico espalhado pela mata e chão, espetos de churrasco,cheiro de urina insuportável, e ainda muitas matas destruídas,muito lixo, animais mortos e etc. Também podemos comentar do tanto de lixo que o pessoal joga na água e acabam poluindo, muito lixo na água e esgoto ao redor da lagoa.

Quando visitei o parque reparei que tinha rastros de queimadas.

Água com muita sujeira, lixos espalhados e algumas garrafas pet.

No parque havia latinhas jogadas pelo chão, sacolas, palitos de picolé, etc. Lixos que deixaram o ambiente do parque uma verdadeira poluição.

No Morro da Pescaria, reparei logo na entrada latinhas jogadas no chão. E ao longo do trajeto eu vi garrafas pet, sacolas, papéis de bala, também vi um pote de filtro solar jogado no chão, fiquei impressionada com a tamanha falta de ética e respeito ao meio ambiente, a pessoa não podia colocar na bolsa só até achar um lixo mais próximo?!

Na prainha pude encontrar uma tamanha poluição,de dejetos,lixos (papéis,garrafas de cerveja,preservativos,sacolas...) e com o fluxo intenso dos barcos fica fácil encontrar restos de peixes ,rede,anzóis.

O manguezal da rua da Marinha é fácil ser encontrado vários tipos de lixo,um odor insuportável pelo fato de ser depositado esgoto naquele local.

Restos de quiosques quebrados,arvores cortadas e jogas no meio da orla da praia misturados com lixo.

No Parque Estadual Paulo César Vinha, encontramos poucos impactos ambientais, porém, não deixamos de notar que no local há caça de animais silvestres.Além disso, notamos também, que em alguns locais tem rastros de que os areais foram modificados por mãos humanas! 

No Parque tinha algumas árvores queimadas.

3. O que provocou esses impactos ambientais?

Na Reserva o excesso de lixo, o desmatamento e a falta de atitude da população.

Na Praia de Meaípe foi a falta de consciência da própria população. Dizem os moradores mais velhos da região, que esse rio era limpo, era um local de lazer para crianças e também ajudava aos pescadores ter um fácil acesso a peixaria que havia na margem do rio. Esse pescadores entravam com seus barcos pelo rio até a peixaria para deixar suas pescas. Mas com a população fazendo suas moradias cada vez mais a beira do rio, a poluição começou a aparecer, pois todas as casas jogavam seus esgotos in natura(sem tratamento) no rio, com isso a poluição não parou mais de crescer, todos que moravam nas margens do rio tinham seus esgotos desaguando nas suas águas limpas. Com o passar do tempo a poluição aumentou, a água ficou cada vez mais suja e hoje esse rio é totalmente poluído.

A falta de conscientização de toda população, que causa o impacto da poluição no mangue. Mas devemos lembrar que nós fazemos parte dessa população, por isso devemos nos perguntar: estou eu ajudando a provocar esses impactos ambientais citados acima? Além da grande quantidade de lixo,o que causou foi principalmente a falta de consciência dos moradores locais ou até mesmo a falta de conhecimento com relação aos prejuízos futuros.

No Mangue de Jabaraí acredito que a falta de informação dos moradores e descaso dos órgãos responsáveis pelo meio ambiente.

No sitio em Jabuti, pude observar que tava tudo sendo muito bem tratado, com cuidado, amor e carinho, porque afinal deveria ser assim que nos teríamos que cuidar do nosso mundo.

Esses impactos ambientais foram provocados sem dúvidas pelo homem, que vem desmatando poluindo e degradando o meio ambiente. Ele contribui para esse impacto não só jogando lixo como também fazendo suas necessidades dentro da reserva ambiental.

Com certeza por nós mesmos, alias pelo "homem" ,que ao invés de dar exemplo, fica fazendo suas necessidades dentro da reserva como se nada fosse!!! O bom que o morro fica fechado a noite, assim não acontece nada de grave; o perigo maior é alguém deixar um maço de cigarro cair na folhas e pegar fogo!!! muitas pessoas não ligam para o meio ambiente e prejudicam a elas mesmas. O homem invadiu o meio ambiente destruiu tudo.

Não se sabe ao certo ainda,pode ter sido causado acidentalmente ou propositalmente.

A falta de respeito da população com a natureza.As pessoas acham que podem jogar lixo em qualquer lugar e depois somos  todos nós os mais prejudicados.

O próprio homem com sua falta de consciência causou esses impactos, com sua intensa vontade de poluir, pois se tem vários lugares pra por lixo e a pessoa ainda joga em qualquer lugar é porque tem vontade de poluir.

A falta de educação e orientação de todos nós. Porque se as pessoas soubessem o quanto o meio ambiente é importante em nossas vidas, e o quanto nossos filhos, netos e bisnetos irão precisar desse ecossistema, com certeza não fariam isso.

A falta de conscientização dos moradores e a falta de recurso que o governo oferece não tendo assim um canal próprio para o depósito do esgoto ,e na Prainha existe uma brusca falta de conscientização dos pescadores do local e uma irresponsabilidade e destruição daquela area.

Foi a reforma da praia,mas a prefeitura não ligou muito para mandar recolher os entulhos e os lixos da praia.

No Parque Paulo César Vinha é muito fácil verificar que as poucas ações que encontramos, foi o homem quem as provocou.Um dos motivos foi a especulação imobiliária,que começou a tomar conta do parque em meados dos anos 1990 .

Além da especulação imobiliária,alguns relatam sobre o vandalismo que de certa forma assombra essa região.

4. É possível reverter o impacto ambiental causados pelo homem nesses ecossistemas? Se sim, em quanto tempo e como?

Sim, não é difícil , nem impossível. Basta que todos tenham consciência de que lugar de lixo é no lixo e evitar queimadas e desmatamento assim em alguns anos essa situação será revertida.

No caso da Praia de Meaípe tem sim, mais teria que ser criado uma rede de tratamento de esgoto para poder diminuir a poluição existente no rio, que deságua na praia.

Reverter totalmente não, pelo fato da poluição estar num estado muito elevado. Mas é possível sim, o homem diminuir a poluição no mangue e assim limpando e mantendo as águas limpas, fazendo campanhas nos bairros perto do mangue, conscientizando os pescadores, fazendo multirões de limpeza e mantendo sempre limpo.

Basta também que todos parem para pensar, que somos nós que perdemos com toda essa poluição. Se todos se juntarem e cada um fazer sua parte limpando o meio ambiente,pode até demorar mas um dia conseguiremos ter rios e mares livres da poluição. Sim é possível. Se cada um fizer a sua parte e ter o mínimo de consciência e respeito pelo meio ambiente, em pouco tempo teremos respostas positivas.

Sim. Depende da boa vontade de nossas autoridades. Fazendo tratamento de esgoto, transmitindo mais informações a toda população.

Com certeza, se cada um de nos fizermos a nossa parte, jogando o lixo no lixo, fazem a reciclagem, concertando aquela torneira que está pingando e até mesmo fazendo xixi na hora do banho já estaremos poupando o nosso mundo. Agora, imagina várias pessoas fazendo isso ao mesmo tempo e diariamente, imaginou?! o mundo seria bem diferente do que ele é hoje.

Bom reverter esse problema é possível sim, não podemos calcular quanto tempo isso levaria, mas se cada um fizesse a sua parte e se conscientizasse talvez conseguiríamos reverter esse processo em alguns poucos anos.

Nada é impossível, é só prestar um pouco de atenção nas placas que avisa para não jogar lixo no chão, não queimar nada, não fazer piquenique , e há muitas lixeiras dividindo papel, plástico, metal, vidro e outros etc. fazendo o certo pouco a pouco a reserva ,volta a ser o que era pra ser. Isso acontecerá só com tempo, dependendo de todos nós. Preservar o que é nosso, um dos lugares mais perfeitos de vista de Guarapari. Sim a muito tempo através do próprio homem. Se trabalharmos juntos defendendo a natureza conseguiremos salvar o planeta.

Sim, é possível reverter esses impactos,através de mutirões para fazer uma limpeza nesses ambientes poluídos, isso poderia levar talvez apena alguns meses.

Claro, nunca é tarde para fazer o bem, principalmente quando esse “bem” é para o bem de todos. Não vejo um tempo exato para isso. Mas se cada um se informasse mais e passasse adiante o que já sabe e o que aprendeu, seria ótimo, seria uma forma de ensinar as pessoas a terem consciência.

Sim,mas demoraria um certo tempo,pois retirar todo o lixo do local não bastaria teria de ser tirado todo o lixo da encosta,assim o lixo não voltaria para o ecossistema novamente.

Sim,pois é só a prefeitura mandar recolher os lixos e os entulhos que estão atrapalhando os moradores no calçadão da praia.e fazer realmente oque eles começaram a fazer,que é a reforma da praia.

Sim, com pouco tempo podemos reverter a situação que não é tão drástica como em outros parques.Com campanhas de conscientização para que as pessoas parem de destruir os areais. sim,por que se todos nos ajudarmos uns aos outros comseguimos reverter esse processo em alguns anos. 

Sim,quando o assunto é impacto ambiental sempre há um jeito de reverter a situação,até porque a base dos impactos ambientais sempre é o homem.A sensibilização é o começo para se ter um bom resultado,depois é só colocar tudo o que aprendeu em prática.

5. Relacione as observações feitas com o Protocolo de Kioto. 

As observações feitas mostram que esses ecossistemas fogem de duas das principais metas do protocolo de Kioto, que é a proteção e Preservação de áreas verdes, e a diminuição de lixos acumulados.

A relação do Ecossistema que foi visitado e o Protocolo de Kioto nos mostra o descaso que estamos tendo com toda nossa fauna e flora existente naquele lugar. E com isso não conseguiremos atingir o objetivo firmado no Protocolo de Kioto.

baseando-se no protocolo de Kioto podemos observar que no nível em que está a poluição dos nossos ecossistemas somos grandes contribuintes para a liberação de gases poluentes na atmosfera.

O Protocolo de Kioto tem umas das sua ações de proteger floresta e outras áreas verdes; O meio ambiente faz com que diminui o aquecimento global.todos nos não respeitamos o protocolo e destruímos o meio ambiente, todos nos seres humanos destruímos o meio ambiente de um jeito ou de outro mas nós temos que respeitar e cuidar do que e nosso.

O protocolo de kioto também incentiva medidas para substituir produtos oriundos do petróleo por outros menos impactantes, e tais produtos foram encontrados no ecossistema que visitamos, que foi a maré (rua da marinha), e não fica excluso a esse ecossistema, vemos isso direto pelas praias e reservas de nossa cidade. Exemplos desses produtos mais comuns são embalagens e garrafas plásticas.

Baseando-se no protocolo podemos observar que nosso total descaso com o verde está contribuindo bastante para a emissão de gases poluentes na atmosfera e não pensamos que esses gases emitidos na atmosfera irá prejudicar nós mesmos.

O protocolo de Kioto é mesmo um incentivo para as cidades, quanto menos gases poluente, menos poluição. É também um incentivo para o aumento no uso de energias limpas e também em vários outros setores econômicos e ambientais.

Com as medidas propostas pelo Protocolo de Kioto fica fácil tomar iniciativas para recuperarmos o nosso ecossistema,mas essa iniciativa deveria vir de todos,visto que tais locais se encontram em plena decadência é preciso planos estratégicos para termos resultados satisfatórios.

 

6. Considerações finais. 

Acredito que com essas atitudes errôneas não conseguiremos atingir o objetivo de salvar o planeta é preciso  que tenhamos mais consciência e que passemos a tomar atitudes mais corretas e cobrarmos mais responsabilidades de nossas autoridades e assim tentarmos mudar até a nossa qualidade de vida. Acho que tudo pode ser mudado se não for tarde de mais, basta queremos e correr atrás do prejuízo.

Se todos se conscientizarem e fizerem sua parte poderemos reverter a situação em que nos encontramos, pois essa poluição está prejudicando nós mesmos e somos os únicos responsáveis por isso. Vamos evitar que algo de ruim aconteça no futuro, digo e repito, vamos colaborar com o meio ambiente. Pouco a pouco!!! É preciso que as pessoas enxerguem que o mundo precisa ser preservado, para que as próximas gerações não sejam prejudicadas. O que falta para isso acontecer, é um pouco mais de humanidade e humildade na vida das pessoas!!!nunca é tarde demais para salvarmos o planeta vamos fazer nossa parte ok. Vamos trabalhar juntos nessa luta.

Preservar e cuidar do planeta são atitudes básicas que podem ser tomadas por qualquer ser humano que saiba distinguir o certo do errado,apesar de sermos seres racionais,têm pessoas que ainda hoje,em pleno século XXI,insistem em poluir o ambiente em que vivem, não sabendo eles que o resultado disso tudo,acarretará em desastres futuros.

Deus fez para nós um mundo perfeito,com plantas, animais e etc... e a nossa obrigação era cuidar de tudo, mas ao invés disso estamos destruindo.Nossas atitudes precisam mudar agora mesmo enquanto ainda há tempo de termos um mundo melhor para se viver.

Poderíamos ter uma visão diferente da que temos hoje em relação aos nossos ecossistemas, se cuidássemos mais do verde nós poderíamos hoje ter vários locais adequados para o nosso lazer, ambientes agradáveis e totalmente limpos.

Acredito que a comunicação, a educação e principalmente a conscientização de todos, faria qualquer um pensar 3 vezes antes de jogar um papel no chão. O mundo precisa de nós, e nós precisamos dele. Então dê o seu melhor pra ele que o melhor dele você receberá. Somando pequenas atitudes podemos fazer grandes ações.

Como existem meios para a preservação seria correto tomarmos iniciativas e acabar com essa palhaçada de jogar lixo em qualquer lugar,somos seres racionais e não animais.

Penso que a prefeitura vai dar procedimento as obras e retirar aqueles entulhos do calçadão e fazer realmente a reforma da praia para os  moradores terem  uma vida de lazer bem mais aconchegante.

Com nossa ajuda nós podemos deixar o parque bem mais agradável e sem problemas de impactos ambientais. 

Acreditar que tudo pode mudar,é só cada um fazer sua parte e os resultados irão aparecer aos poucos

 7. Agora vá até a página de trabalhos dos outros grupos, comente (cada um de vocês deve comentar o texto dos outros grupos) e façam, no mínimo, uma pergunta (nesse caso, não precisa ser uma pergunta por aluno).

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

  •  

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.